Bronquite.com

Informações sobre a bronquite

Bronquite aguda

O que é a bronquite aguda

Bronquite é a inflamação da árvore brônquica (canais, chamados de brônquios, pelos quais o ar chega até os alvéolos), que produz aumento de secreção e determina o aparecimento de tosse e expectoração. Esse território toma-se propício à proliferação de bactérias, havendo assim infecção, o que agrava o quadro inflamatório. A inflamação, por sua vez, reduz o calibre das vias aéreas, ocasionando o aparecimento de chiado no peito e falta de ar.

bronquite aguda, em geral conseqüência de resfriado ou gripe, não deve demorar mais de 2 ou 3 semanas para ser curada.

Há pessoas com predisposição a crises de bronquite aguda, provavelmente porque possuem uma fonte permanente de infecção, como os seios paranasais e as amígdalas, ou ainda, por serem sensíveis a determinados agentes alergênicos. A sintomatologia mais freqüente é representada por tosse, expectoração, chiado no peito e falta de ar.

A conseqüência mais freqüente, caso a bronquite aguda e suas causas não sejam tratadas adequadamente, é a sua cronificação, ou aparecimento de surtos infecciosos repetitivos, podendo facilitar o aparecimento de pneumonia. A bronquite pode se associar, em decorrência do tabagismo, ao câncer e ao enfisema.

Pessoas com predisposição a crises de bronquite devem evitar áreas poluídas, doentes com quadros infecciosos das vias aéreas superiores e, sobretudo, devem se abster de fumar.

Trata-se de uma ocorrência mais comum em crianças, por estarem em formação e serem mais sensíveis. O quadro de bronquite pode regredir parcial ou totalmente, se o paciente for adequadamente tratado.

O tratamento fundamenta-se na administração de antibióticos, nos casos de infecção bacteriana, associados a medicamentos broncodilatadores e, em alguns casos, os corticóides.