Bronquite.com

Informações sobre a bronquite

Bronquite sintomas

Quais são os sintomas da bronquite?

A bronquite pode apresentar vários sintomas, sendo eles:

Tosse

A tosse é uma contração espasmósdica, repentina e freqüentemente repetitiva da cavidade torácica, resultando em uma violenta liberação de ar dos pulmões, e geralmente acompanhada por um som característico.

Expectoração

Expectoração é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traquéia, brônquios e pulmões. Pode ser predominantemente purulento, mucoso ou sanguinolento.

Falta de ar

Dispnéia ou falta de ar é um sintoma no qual a pessoa tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta. É um sintoma comum a um grande número de doenças, em especial na área da cardiologia e pneumologia.

Sibilância

É um ruído característico da asma brônquica, semelhante a um miado de gato.

Cianose

Cianose é um sinal ou um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada da pele, leitos ungueais ou das mucosas. Ocorre devido ao aumento da hemoglobina reduzida (desoxi-hemoglobina) acima de 5g/dL ou de pigmentos hemoglobínicos anormais.

Inchaço

Especialmente nas extremidades do corpo devido à piora do trabalho cardíaco.

Febre

Apenas quando estiver associada à uma infecção respiratória. A febre ou pirexia, é uma reação orgânica de multiplas aplicações contra um mal comum, interpretada pelo meio médico como um simples sintoma, a reação descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis até 37,5 graus (Celsius) chama-se estado febril, ao passar dessa temperatura já pode ser caracterizado como Febre e é um mecanismo adaptativo próprio dos seres vivos.

Fadiga

A palavra fadiga é usada cotidianamente para descrever uma série de males, que vão desde um estado genérico de letargia até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso. Fisiologicamente, “fadiga” descreve a incapacidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal devido a uma percepção ampliada do esforço.